MONTE RORAIMA TRANSCENDENTAL – 10 dias

O retiro de ‘Yoga & Meditação’ no Monte Roraima foi feito para colocar a intenção de recuperar nossa Vibração Original e trazer calma e clareza à nossa mente. O programa permitirá experimentar uma conexão profunda com a natureza e recarregar a energia vital de cada um. Nosso maior guru (mestre) será a Natureza e a energia intensa do Monte Roraima. Cultivar o silêncio ajuda a enriquecer essa experiência.
O programa envolve caminhadas meditativas, relaxamento com enfoque na respiração, yoga, e meditação em silêncio, permitindo que você abra um espaço além da mente e se conecte com sua verdadeira fonte de sabedoria. A Felicidade é um estado de espírito, a verdadeira fonte de felicidade reside na mente, e não depende de circunstâncias externas.
O Monte Roraima desperta sensações adormecidas, eleva a alma ao SER SUPREMO que habita cada um de nós, fazendo repensar valores, tornando cada pessoa mais forte e frágil ao mesmo tempo.
As reflexões chegam naturalmente até no mais cético dos viajantes, principalmente naqueles que buscam esta experiência, esquecendo um pouco o que ficou para trás, e procurando ver e sentir com a alma, que serão os únicos a saber explicar estes momentos.

NÍVEL DE DIFICULDADE
O nível de dificuldade do trekking ao Monte Roraima é considerado MÉDIO, pois a caminhada é realizada em terrenos muito acidentados, com altitude abaixo dos 3.000 metros, não sendo necessários adaptação climática e o uso de técnicas verticais. Esta atividade é possível à maioria das pessoas, mas é preciso ter consciência de que a realidade da trilha é bastante cansativa e o desgaste físico é extenuante.

ROTEIRO
Dia 01 – Boa Vista
Recepção no aeroporto e transfer ao Hotel.
Dia 02 – Boa Vista 86m / Santa Elena de Uairén 900m / ParaItepuy – 1.300m
Briefing às 07:30 no Hotel. Saída de Boa Vista às 10:00 com destino a Santa Elena de Uairén (220km), Almoço em São Francisco (100km), e em seguida saída com destino a Paraitepuy (45km), com chegada prevista às 15:00 na Pousada. Jantar e logo após uma breve explicação sobre a caminhada meditativa.
Dia 03 – Comunidade de Paraitepuy / Primeiro Acampamento
Às 06:30 momento de meditação para levar a prática da caminhada meditativa. Café da manhã e saída para o primeiro acampamento. Distribuição e pesagem da bagagem para início do trekking. Tempo de caminhada prevista em 05 horas até o acampamento, num percurso de 16km. Montar acampamento, reconhecimento da área, fotos, descanso, uma breve meditação com o pôr do sol se conectando e agradecendo pelo dia. Jantar e informações sobre o próximo dia de trekking. Temperatura: 25ºC, aproximadamente.
Dia 04 – Primeiro acampamento / Base do Monte Roraima – 1850m
06:30 comtemplando a natureza e agradecendo cada trilha percorrida. Café da manhã e saída por volta das 08:00 rumo à base da montanha. Percurso de 7km com caminhada entre 04 e 05 horas. Apesar de o percurso ser menor, o esforço será bem maior devido a ser 70% de subida. Na chegada, montar acampamento e alimentar-se, tomar um banho nas águas frias, reconhecimento da área para fotos, meditação e saudações à lua. Jantar, informações sobre o dia seguinte. Temperatura: 20ºC, aproximadamente.
Dia 05 – Base do Monte Roraima / Topo 2734m
06:30 meditação. Café da manhã às 08:00, para em seguida, sair rumo ao topo. Trilha de aproximadamente 4,5km com duração entre 04 e 05 horas de subida. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores como orquídeas de diversas espécies e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira. Breve parada no paredão do Monte e sentir energia da mãe natureza. Reunir o grupo e seguir a trilha rumo ao Portal da Entrada da montanha. Na chegada ao topo, momento de silêncio de cada participante, se assim o desejar. Seguir para o acampamento. Jantar e pernoite. Primeira noite no topo. Temperatura no topo: 10°C durante o dia, à noite 05°C podendo ficar em ZERO se chover.
Dia 06 – Vale dos Cristais / Mirantes dos paredões
Às 06:30, meditação. Café da manhã e saída com destino ao Vale dos Cristais, momento para meditar e se energizar. Outro momento marcante nos Mirantes do paredão com vistas ao Monte Kukenan, onde o silêncio nos conecta com a energia do Amor Universal. Parada nas Piscinas Jacuzzi para banho e almoço. Logo depois, seguir para o acampamento. Jantar e pernoite. Segunda noite no topo.
Dia 07 – Mirante do Acampamento Guachero / Mirante da Gruta dos Pássaros Guacheros / Pedra Maverick
Às 06:30, meditação em conexão com a Gratidão. Café da manhã em seguida caminhada ao mirante dos Pássaros Guacheros e Gruta dos Guacheros, locais enigmáticos e encantadores, apropriados para quem gosta de silêncio e isolamento, próprio para prática de ioga. Final da tarde, subida na Pedra Maverick. Retorno para acampamento. Jantar e pernoite. 3° noite no topo.
Dia 08 – Descida do Topo / Base / Acampamento Rio Tek
Dinâmica de integração para despedida do Monte Roraima. Após o café, levantar acampamento e iniciar a descida por volta das 08:00. Descida prevista em 04 horas até a base, com parada de aproximadamente 40 minutos para descanso e alimentação, para em seguida ir ao acampamento do Rio Tek, com chegada prevista para as 16:00 (14km). Depois de toda a caminhada, este será o acampamento mais agradável, pois acabaram os perrengues com o frio e molhaceiros, e o céu estrelado proporcionará um deslumbramento. Aproveitar o restante do dia para descanso, tomar banho e produzir mais fotos. Jantar. Em agradecimento ao Deus Makunaima, um breve silêncio e, a seguir, uma roda comentários entre os participantes. Pernoite. Temperatura: 25ºC, aproximadamente.
Dia 09 – Acampamento Rio Tek / Paraitepuy / Santa Elena de Uairén / Boa Vista
Última etapa. Café da manhã e logo após, iniciar caminhada rumo à aldeia. Trecho de 15km com duração de 04 horas, inspeção de rotina pela guarda do Inparques, e retorno para Santa Elena de Uairén (100km), e depois para Boa Vista (220km), com previsão de chegada às 20:00. Hospedagem no Hotel.
10º dia: Boa Vista
No horário previsto, transfer ao aeroporto.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• Não recomendamos este roteiro para pessoas que estejam em tratamento médico.
• O roteiro desde a saída de Boa Vista até o retorno pode sofrer modificações conforme as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
• Documento de Identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG) original e o Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem) são suficientes para entrada de brasileiro na Venezuela. Porém, recomendamos trazer também o Passaporte válido.
• Caso o cliente seja estrangeiro, a documentação necessária para entrada na Venezuela é o Passaporte devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem) emitido pela ANVISA. Algumas nacionalidades precisam solicitar um visto de entrada com antecedência, verifique a necessidade e, se for o caso, providencie.
• A acomodação de camping é de 02 pessoas por barraca; no caso de o cliente desejar barraca individual, deverá adicionar valor extra ao pacote ou poderá trazer a própria barraca, e a mesma poderá ser carregada pela equipe de apoio, sem custo adicional.
• Caso o participante tenha interesse em trazer a própria barraca, recomendamos barracas com coluna d’água com 1.200mm ou mais e de pequena dimensão.
• É extremamente necessário o saco de dormir e isolante térmico ou colchonete.
• Alugamos equipamentos pessoais: saco de dormir, isolante térmico, colchonete e mochila cargueira – consultar valores.
• A alimentação fornecida durante a expedição compreende café da manhã, lanche para o almoço e jantar (solicite o cardápio).
• Caso o viajante tenha interesse em adicionar itens diferenciados ao cardápio, o mesmo deve providenciar e trazer os itens pelos quais tenha preferência. Os itens poderão ser transportados por nossa equipe, inclusive também ser preparados por nós, sem custos adicionais, bem como, sem descontos no valor original do pacote.
• Caso o viajante tenha interesse em lanche de trilha, para comer durante a caminhada, deverá trazer e carregá-lo.
• Sobre bagagem extra, que não será utilizada durante a expedição, recomendamos deixar no guarda-volumes do próprio hotel em que o viajante se hospedará antes do início do roteiro, que provavelmente será o mesmo utilizado na volta para a cidade.
• Aos carregadores para equipamentos coletivos, cabem levar equipamentos coletivos de camping, de cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete).
• Caso o viajante prefira contratar carregador pessoal para levar sua mochila (altamente recomendável), esta é uma opção particular de cada participante que não faz parte do pacote. A contratação deverá ser acertada diretamente entre as partes, o guia da expedição se encarregará apenas de orientar sobre os procedimentos regulares.
• O valor do serviço de carregador pessoal é cotado na moeda local venezuelana e muda com frequência.
• O câmbio do Real para o Bolívar poderá ser feito em Santa Elena de Uairén, e levado o montante para a comunidade indígena, onde o pagamento dos serviços de carregador pessoal deverá ser feito diretamente ao carregador contratado.
• No caso da contratação de carregador pessoal, o viajante deverá adicionar a agência um valor para o suplemento alimentar deste carregador e o transporte destes suplementos, pois o mesmo não responde por suas provisões, e precisa de suporte operacional e se alimentar durante a expedição – consultar valores.
• Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais.
• A reserva da viagem passa a ser confirmada com o preenchimento da ficha de inscrição, envio da cópia do RG ou Passaporte e pagamento.